segunda-feira, 11 de julho de 2016

Travessia Uricanal (Caxambú x Bonfim)

Uma incrível travessia pela mata com muita, muita Natureza!

Grupo na entrada da trilha Uricanal - Foto: Roberto Bessa


Vale do Caxambú - Foto: Roberto Bessa
     Essa semana nosso blog leva você novamente pela trilha Uricanal, que liga os bairros Caxambú e Bonfim e faz parte dos "Caminhos da Serra do Mar". A trilha se inicia no local chamado Caxambú pequeno, onde se encontra muitas plantações com uma vista muito bonita! Pra chegar até o local, basta você pegar o Santa Luzia (470) no ponto em frente a "praça dos Skates" na Benjamim Constant, próximo a UCP. Depois de pegar o busão, você irá descer próximo ao posto de saúde quase próximo ao ponto final.


Siga à direita - Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa
     Depois de descer do ônibus, você tem que pegar uma rua que entra à esquerda antes de chegar no posto de saúde, siga por ela e sempre pela principal até chegar numa bifurcação, aí você sempre deve seguir à direita, no fim da rua, existe uma ruazinha de terra bem discreta à direita, siga por ela até o fim passando por um depósito de esterco e você encontrará a placa que marca o início da trilha. Repare que bem no início, após andar alguns metros, surge uma placa indicando "Pinheirinhos" à direita e "Uricanal" à esquerda (pelo menos era para encontrar, mas a placa foi vandalizada infelizmente), essa é nossa direção, mas se estiver com tempo, vale a pena visitar os Pinheirinhos, é uma linda área que o pessoal costuma usar pra acampar, no local existe umas ruínas tomadas pelo mato que eram da fazendo do Presidente Getúlio Vargas. Não tem vista para lugar nenhum, mas tem muita natureza e a fauna é bem rica, e se seguir mais um pouco na trilha chega a uma espécie de poço que vale tomar um belo banho se o calor assim permitir!
Siga à direita - Foto: Roberto Bessa
     Seguindo pela uricanal, a trilha é super bem marcada e não precisa ter medo ok, a trilha segue descendo até passar por um riacho, repare bem do outro lado um totem de madeira que marca onde você deve ir, siga e mais adiante começa a subir, um pouco mais a frente, você já irá reparar um Totem marcando que já foram percorridos 1 Km. Esses totens seguem por toda trilha, e por eles dá para marcar sua evolução na caminhada ok!
     Você irá atravessar por 5 vezes o riacho (uns dizem que é por isso o nome Uricanal - seguir o canal, mas não tenho uma informação precisa, é só o que ouvi falar), sempre repare bem do outro lado pois o totem de madeira vai te indicar por onde ir ok! Seguindo mais um pouco existem uns charcos que devem ser vencidos com muito cuidado, e tome cuidado para não afundar até a canela, pois será dificil sair se isso acontecer, tente seguir pelas laterais ou pisando nas pedras (com muita cautela) ok.
Foto: Roberto Bessa
     Após passar o charco, começa a subir e vai ficando íngreme porém é bem tranquilo de vencer essa parte. A subida vai variando entre subida e plano e seguindo em um pequeno zigue zague que alivia bem o desnível, em um determinado ponto, se chega a uma gruta e existe uma plaquinha dos "Caminhos da Serra do Mar", tire sua foto ao lado da plaquinha e depois carimbe seu passaporte na portaria do PARNASO ok. Seguindo desse ponto, continua subindo, porém agora bem mais suave e em vários pontos, ela chega a ficar mais plana e assim vai variando, siga sempre os totens, mas em algumas partes eles chegam a desaparecer (talvéz até por ação de vândalos infelizmente), mas basta seguir sempre a trilha bem marcada.
Foto: Roberto Bessa
     Quando chega ao topo, é possível reparar em duas trilhas que se juntam a Uricanal, para direita vai para o morro do teto e a da esquerda vai para o Alcobaça (1801m), mas nosso trajeto é seguir em frente e descendo (forte diga-se de passagem), essa parte deve ser vencida com muito cuidado e cautela, porque é muito escorregadio ok. Desse trecho em diante, a trilha continua até mais ou menos uma porteira, depois disso basta seguir a rua até as placas que marcam a entrada do PARNASO, Sitio Ugheto, Pousada Paraíso Açu e etc. Vire à esquerda até chegar a um galpão, o ponto de ônibus é ai!
Horta no início da trilha
Foto: Roberto Bessa
     Mesmo sendo uma trilha de fácil orientação, deve sempre se ter cautela e tomar alguns cuidados, pois existem algumas trilhas que cruzam a Uricanal e podem confundir alguém mais desatento, e a ação dos vândalos infelizmente acaba acontecendo, isso fora a safadesa de pseudos guias que fazem vandalismo para que pessoas se percam de propósito e numa outra oportunidade contratem seus serviços, é um absurdo mas é uma infeliz realidade! Tomando alguns cuidados, a diversão é garantida ok! Então, boa trilha!

O grupo:

     Não posso deixar de comentar que a turminha que me acompanhou dessa vez é nota 1000000....., todos são muito animados, simpáticos e gostam de Natureza, e isso é muito bom! Agradeço Iracema, Monique, Paulo, Camilla, Geneci (minha mãe) e lógico ao meu amigo e parceiro de todas as trilhas Sr Roberto, meu muito obrigado a todos! 

Pinheirinhos - Foto: Roberto Bessa
Foto: Roberto Bessa



   
Grupo atravessando o rio - Foto: Roberto Bessa

Charco - Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Gruta - Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Chegada no Bonfim - Foto: Roberto Bessa


Foto: Camilla Vieira