segunda-feira, 20 de junho de 2016

Como regular a Mochila

Manter a mochila regulada e certinha é muito importante:

Mochileiro da América

Caminhada 50- Imagem: Internet
     Olá pessoal, resolvi escrever essa matéria pelo fato de ver algumas pessoas usando mochilas de maneira errada, tanto nas cidades quanto fazendo trilha e etc, bom, vendo essa necessidade, resolvi fazer este artigo falando sobre o assunto.
     Uma mochila mais técnica vai possuir alguns ajustes que as mais comuns (urbanas) não tem. Os ajustes mais comuns, são a barrigueira e a fita peitoral, a barrigueira serve para distribuir o peso da sua mochila e a fita peitoral para estabilizar a mochila para que ela não fique "sambando" enquanto caminha. As menores as vezes só possuem uma dessas fitas, como é o caso da Crampon 23 da Trilhas e Rumos, ela só possui a fita peitoral, não tem a barrigueira. Algumas mochilas maiores também não possuem a fita peitoral e só a barrigueira que é o caso da Crampon 30, Trekking 35 e Caminhada 50 todas da Trilhas e Rumos. A falta de uma dessas regulagens não afeta a distribuição de peso, claro que ajudaria muito se tivesse, mas em alguns casos, não se fazem necessárias ok, a falta das duas ou o não uso sim faz falta.
Crampon 23 - Imagem: Internet
     Mochilas mais completas contam com essas regulagens e mais a regulagem das alças que deve sempre ficar justas e a mochila na altura dos ombros. A arrumação da carga deve ser colocada de maneira que o peso fique próximo as costas, pois as alças vão servir para apoiar a mochila, mas o peso fica a cargo da barrigueira distribuir. As mochilas menores como a Crampon 38, Alpina 43, Crampon Tech 48, Crampon 44 todas da Trilhas e Rumos, possuem as duas regulagens, como o costado também é acolchoado, isso faz com que sua caminhada seja mais tranquila mesmo com a carga total na mochila.
     O mau uso do equipamento pode causar lesões na coluna, fadiga e cansaço do caminhante, alé de estragar mais rápido o equipamento, então não custa seguir as recomendações do frabicante. Só pra lembrar, citei as mochilas da Trilhas e Rumos pois são as que eu uso e conheço, não é propaganda pois não ganho nada pra isso e aproveito para abrir espaço à outros fabricantes que queiram q eu mostre aqui ok! Bom, espero que as dicas sirvam para você, e estamos abertos para sugertões, ok!!! Então, até a próxima!



Crampon 38 - Imagem: Internet

Crampon 30 - Imagem: Internet

Trekking 35 - Imagem: Internet

Trekking 35 - Imagem: Internet

Vídeo explicativo: