segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Pedra do Retiro

Foto: Roberto Bessa

Pedra do Retiro: Adrenalina pura!

     Olá pessoal, hoje fomos na Pedra do Retiro, e o subtitulo da matéria diz que foi adrenalina pura, porque embora eu seja montanhista, tenho muito desconforto com partes muito expostas e encontramos isso por lá. 
     Bom, a caminhada começa depois de um muro que separa nada de coisa nenhuma, ai você sobe uma trilha bem marcada e ingrime a sua esquerda, o início é bem pesada a subida, mas a medida que vamos subindo ela se torna mais tranquila. Não foi muito fácil subir uma pequena lage de pedra, pois ontem teve uma chuva um pouco forte e as pedras estavam molhadas, e por isso tive um pequeno contratempo pois dei um jeito na coluna. Então, procure ir em épocas mais secas!
     Subindo a rua, lá no início, um simpático cachorro nos guiou a trilha toda, ele é um excelente guia, pois nos esperou sempre para não nos perder, e quando pegávamos o caminho errado, ele voltava pra nos chamar.
     A vista vale todo sacrifício de subir aquele inicio íngreme e passar por parte muito, digo, muito descampadas. Temos vários pontos de mirantes, mas a vista do final da trilha é muito fantástica! Sem contar que podemos ver, todas as montanhas de Petrópolis, a vista rende (e rendeu) muitas fotos maravilhosas! Não deixe de ir!!!

Como Chegar:

Início da Trilha - Foto: Roberto Bessa
     Você deve pegar o ônibus para o Moinho Preto (129 / 139) ou o Fazenda Inglesa (122), e pedir pra parar na toca do coelho, mas tem motorista que não conhece o lugar, então, você pode pedir pra parar na Águas do Imperador, e voltar um pouco a rua, logo você verá uma ruazinha de paralelepípedo, suba ela, e lá em cima tem uma outra rua de concreto ao lado de um curral, à sua direita tem uma trilha muito bem marcada e toda cercada, andando um pouquinho, tem o tal muro que é no meio do nada, ele tem uma árvore caída por cima, você passa ele e mais uns 2 passos a frente surge à esquerda a trilha bem íngreme e bem marcada! Divirta-se, e se você der sorte, o cachorro vai guiar vocês!
Obs.: Apelidamos o cachorro de montanhista, se ele seguir você e te guiar, dê água e algo pra ele comer, ele merece!
 Boa trilha!

Entrada da toca do coelho - Foto: Roberto Bessa

Nosso guia, montanhista - Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Felicidade do montanhista - Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Vista Maravilhosa - Foto: Roberto Bessa


Apoio: